domingo, 9 de dezembro de 2012

Disse convicto e sem rodeios

- Boba, menina, você é uma boba! Não ignore os tombos, não subestime as quedas. Acredita ser uma boa atriz, mas não passa de uma farsa. Uma farsa tão falsa que nem se imagina verdade. A quem pensa que convence com esse sorriso amarelo nessa boca cheia de dentes?
- Caminhei muito e estou cansada, é só isso.
- Mentira. Conheço teus medos, vigio teus sonhos. Caminharia muito mais, mas não pôde. Roubaram-lhe o desejo. Aprisionaram seus devaneios em caixas retangulares com letras impressas e você as repete todos os dias para reescrevê-las num futuro próximo repleto de melancolia.
Sua mania de asas te tira as energias. Querer sempre voar só podia resultar em chão. E você não consegue descansar porque não para de se enganar.
- Mas no meu lugar, o que você faria?
- Esse é o tipo de pergunta que só os bobos como você se atreveriam a responder. Hipervalorizando banalidades, sofrendo com o mundo, querendo mudá-lo. Não se esqueça que as engrenagens marcham juntas para girar uma máquina, e você é só uma peça que compõe uma engrenagem.
- Não pode ser possível, deve ter outro jeito.
- Além do mais é teimosa. Quanto infortúnio para uma criatura só. Escute o que digo, guarde o seu paraquedas e esteja pronta para usá-lo. Você sobe alto demais e tem asas frágeis. Olhe para as suas pernas, são fortes. Use-as. Pensa que te sustentarão, as nuvens? Avance depressa. Perdeu muito tempo com brincadeiras e rimas.
- Mas a poesia pedia...
- Mas, mas, mas... Para quê tanto mas? Não sei de onde você tira tanta coisa. Inventando histórias, criando mundos. Simplesmente ande e você verá como é bom valorizar as pedras.
- Só não queria deixar de voar.
- Nem sempre poderá ter tudo o que quer. A vida é um jogo de renúncias. Resigne-se, contenha-se, conforte-se. Não haverá luto sem morte.
- Você me dizia que um dia eu poderia ser tudo que eu queria. Foi errado eu acreditar?
- Não digo que foi um erro, mas você ainda não sabe se você quer o que você é, muito menos se você é o que você quer. E o tempo não gosta do que é feito sem ele.
- Não entendo, não concordo, não acredito.
- Boba, menina, você é uma boba. Mas não acho que seja ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário