sexta-feira, 4 de junho de 2010

Deus está em todas as coisas.


Deus existe. Ainda que não tenha prometido nada, que não seja messiânico, que nunca tenha estado em Meca, que nunca tenha se flagelado.

Deus existe. Ainda que não tenha existido cruz, vinho ou transubstanciação, Maria ou o próprio Jesus. Ainda que nenhum homem na Terra tenha se chamado Maomé ou chegado perto de algum litoral. Ainda que não existisse embarcação capaz de abrigar um casal de cada espécie animal existente em uma época que talvez não existisse.

Deus existe. Ainda que não seja um só Deus, ou vários deles. Ainda que cante em árabe, italiano, yorubá ou inglês.

Deus existe. Ainda que tenha tido esposa, e porque não, esposas, maridos, filhos, irmãos.

Deus existe. Ainda que seja um espírito, ainda que seja um animal, ainda que não se materialize.

Ainda que não seja divino, ou inveje os mortais. Ainda que não seja cristão, ainda que seja pagão, Deus existe.

Deus existe, ainda que não houvessem existido templos, dos mais diversos possíveis, sempre existiram os momentos de contemplação.

Deus se prova com existência das sensações dos que choram perdas; dos que cantam vitórias. Dos que lamentam desastres, dos que se embriagam em glórias com pores-do-sol, luares e paisagens deslumbrantes. Dos que agonizam rumo à morte, dos que gozam a vida. Deus está nos sons e nas cores mais discretas, e também nas sinfonias e nos caleidoscópios que nunca passarão despercebidos. Está na amizade, no carinho, no abraço. Está no cheiro daqueles que amam. Está na tragédia e na poesia, na doença e na cura. Na doçura dos gestos despretensiosos. Na ternura dos que acreditam na paz.

Está na pobreza, na compaixão, na economia, na reciclagem. Está na ciência, na filosofia. Nos contos infantis, nos laudos de perícia mais objetivos. Deus está na alegria, na paciência, na humildade. Está nos códigos de ética, nas aulas de catecismo, nos livros de ficção; nos dicionários de acordes, nos trabalhos escolares, nas roupas em suas gavetas.

Ainda que não tenha roupas/ou estude moda; ainda que não saiba ler/ou seja um doutor em letras vernáculas; ainda que tenha sede/ou seja dono de uma empresa de abastecimento de água; ainda que não ande/ou corra maratonas periódicas, Deus existe.

E o Deus que há em mim saúda o Deus que há em você.

(Ana Míria Carinhanha)

Um comentário:

  1. A coisa mais linda do mundo.

    Na verdade, sem medo de exageros, uma das coisas mais lindas que ja li Miuuuu...parabens, e p variar, vc tem talento!

    te amo vei, e orgulho nao me falta!

    ResponderExcluir